O Rotaract Club de Mariana, um grupo de jovens que realizam diversos projetos sociais, se juntou à ADEM Mariana (Associação das Pessoas com Deficiência de Mariana) em uma ação sobre a diversidade e a acessibilidade. A experiência era de transitar pelos espaços públicos se colocando no lugar de pessoas com mobilidade reduzida como usuários de cadeira de rodas ou de pessoas com baixa ou nenhuma visão. Uma experiência que traduzia um pouco do que as pessoas com deficiência passam todos os dias.
A ADEM, que vem lutando por mais acessibilidade e inclusão desde o ano de 2018 em nosso município, também participou desta ação e pode explicar sobre a importância de trazermos este diálogo diariamente, gerando mais do que a empatia, mas um trabalho em busca da verdadeira inclusão.
A inclusão das pessoas com deficiência não depende exclusivamente de leis, códigos ou decretos. Ela depende de brotar em um coração a verdadeira semente da transformação de vidas. Nesse sentido precisaremos ler o coração e praticar nossa total capacidade de entender como nosso próximo precisa de um ombro amigo. Desse modo ficará mais fácil sobreviver ao caos deste sistema preconceituoso e discriminatório.